PROJETO CORPO E MOVIMENTO NAS PRAÇAS


 
A prática de atividades físicas é fundamental para uma vida saudável, muitas das crianças e jovens que vivem numa cidade como Joinville estão expostas a riscos sociais e a ociosidade. Por este motivo, a prática do esporte deve ser incentivada por todos, como meio de complementar a educação.
O Esporte possibilita à criança e ao jovem o estabelecimento de conceitos e valores que podem contribuir para a formação de um cidadão ético e responsável socialmente. Conceitos como liderança, cooperação, solidariedade, trabalho em equipe e qualidade de vida, podem ser trabalhados no ambiente educativo proporcionado pelo esporte.

DELIMITAÇÃO DA AREA: PARQUE DA CIDADE
A cidade onde moramos, apresenta diversas praças e áreas de lazer com objetivo de proporcionar um diferencial para os joinvillenses e visitantes. O programa desenvolvido destinando ao lazer e recreação não acompanha como trabalho educativo e sim para cumprir obras de qualificação urbana.
O objetivo será de adequar as praças para integrar num espaço mesmo físico, programas de ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho como serviços de assistências, politicas de prevenção à violência e inclusão a modo de promover cidadania social.
O projeto disponibilizará pessoas com compromisso referência nas áreas adotadas.

             PROBLEMA
A falta desse serviço na cidade para as classes menos favorecidas.
Instigar nas pessoas o senso de preservação do meio ambiente?

HIPÓTESES 

Considerando que para ter-se uma cidade com qualidade de vida ideal, deve-se compreender que tal qualidade está diretamente formada pelos interesses de cada  indivíduo junto à sua formação ética e cívica, de conhecimento ao seu habitat.
Sendo que a compreensão de sociedade, e de comunidade para este indivíduo deve estar ancorada como base das ações de servir ao próximo conforme as capacidades delegadas ao dom de cada ser.
Para Ferreira (2001), a qualidade de vida nas cidades, é uma referência constante do discurso político, esta também presente, ainda que com entendimentos distintos, nos desejos e aspirações dos indivíduos dessas cidades.
Deve-se ter a definição de que a Qualidade de vida, não é simplesmente a melhor condição de bem estar momentâneo de um indivíduo ou de um grupo, mas sim da potencialidade das transformações que o indivíduo, um grupo ou uma comunidade podem gerar na melhoria de condições que facilitem o alcance desta para todos.
Conforme Lyndon Johnson(1964), a qualidade de vida está dentro de um contexto global, “que os objetivos não podem ser medidos através dos balanços dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas (WHO, 1998).
 
OBJETIVOS
 Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social de crianças e adolescentes, através das atividades esportivas e de lazer na praça.
• Proporcionar aos jovens a participação e envolvimento com o esporte e atividades físicas.
  • Diminuir os fatores de exclusão, possibilitando a oportunidade de participação, evitando que o envolvimento do jovem se reduza ao desempenho somente daqueles que são mais habilidosos.
• Desenvolver a cooperação no ambiente, saúde, jogo limpo, cidadania, e a solidariedade.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
# Organizar cronograma de horários;
# Equipe de profissionais voluntários;
# Preparação do espaço e materiais;
# Jogos campeonatos;
# Danças e Dinâmicas. 
DESENVOLVIMENTO : Atividades realizadas semanalmente 
RECURSOS FINANCEIROS: Empresas parceiras em Joinville: Univille, IREI, voluntários de Pedagogia e outras áreas.
  AVALIAÇÃO 
Será feita de modo processual ao longo do projeto, acompanhar as construções de cada criança/adulto e o desenvolvimento nas atividades propostas, cujo compromisso deverá ser manter o programa proposto para cada prática de exporte e laser.
 
Projeto concebido e elaborado pelas acadêmicas Laura e Fernanda da Sociesc.
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário: