O Esporte possibilita à criança e ao
jovem o estabelecimento de conceitos e valores que podem contribuir para a
formação de um cidadão ético e responsável socialmente. Conceitos como
liderança, cooperação, solidariedade, trabalho em equipe e qualidade de vida,
podem ser trabalhados no ambiente educativo proporcionado pelo esporte.
DELIMITAÇÃO
DA AREA: PARQUE DA CIDADE
A
cidade onde moramos, apresenta diversas praças e áreas de lazer com objetivo de
proporcionar um diferencial para os joinvillenses e visitantes. O programa
desenvolvido destinando ao lazer e recreação não acompanha como trabalho
educativo e sim para cumprir obras de qualificação urbana.
O objetivo será de
adequar as praças para integrar num espaço mesmo físico, programas de ações
culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o
mercado de trabalho como serviços de assistências, politicas de prevenção à
violência e inclusão a modo de promover cidadania social.
O projeto
disponibilizará pessoas com compromisso referência nas áreas adotadas.
PROBLEMA
A falta desse serviço na cidade para as classes menos
favorecidas.
Instigar nas pessoas o senso de preservação do meio
ambiente?
HIPÓTESES
Contribuir para a melhoria
da qualidade de vida e inclusão social de crianças e adolescentes, através das
atividades esportivas e de lazer na praça.
HIPÓTESES
Considerando
que para ter-se uma cidade com qualidade de vida ideal, deve-se compreender que
tal qualidade está diretamente formada pelos interesses de cada indivíduo junto à sua formação ética e
cívica, de conhecimento ao seu habitat.
Sendo
que a compreensão de sociedade, e de comunidade para este indivíduo deve estar
ancorada como base das ações de servir ao próximo conforme as capacidades
delegadas ao dom de cada ser.
Para
Ferreira (2001), a qualidade de vida nas cidades, é uma referência constante do
discurso político, esta também presente, ainda que com entendimentos distintos,
nos desejos e aspirações dos indivíduos dessas cidades.
Deve-se
ter a definição de que a Qualidade de vida, não é simplesmente a melhor condição
de bem estar momentâneo de um indivíduo ou de um grupo, mas sim da potencialidade
das transformações que o indivíduo, um grupo ou uma comunidade podem gerar na
melhoria de condições que facilitem o alcance desta para todos.
Conforme
Lyndon Johnson(1964), a qualidade de vida está dentro de um contexto global,
“que os objetivos não podem ser medidos através dos balanços dos bancos. Eles
só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas
(WHO, 1998).
OBJETIVOS
• Proporcionar aos jovens a
participação e envolvimento com o esporte e atividades físicas.
• Diminuir os fatores de exclusão,
possibilitando a oportunidade de participação, evitando que o envolvimento do jovem
se reduza ao desempenho somente daqueles que são mais habilidosos.
• Desenvolver a cooperação no ambiente,
saúde, jogo limpo, cidadania, e a solidariedade.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
#
Organizar cronograma de horários;
#
Equipe de profissionais voluntários;
#
Preparação do espaço e materiais;
# Jogos
campeonatos;
# Danças
e Dinâmicas.
DESENVOLVIMENTO : Atividades
realizadas semanalmente
RECURSOS FINANCEIROS: Empresas
parceiras em Joinville: Univille, IREI, voluntários de Pedagogia e outras
áreas.
AVALIAÇÃO
Será feita de modo
processual ao longo do projeto, acompanhar as construções de cada
criança/adulto e o desenvolvimento nas atividades propostas, cujo compromisso
deverá ser manter o programa proposto para cada prática de exporte e laser.
Projeto
concebido e elaborado pelas acadêmicas Laura e Fernanda da Sociesc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário