9 de abril de 2013

SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO


Gênero: Tirinha
2ª feira
PORTUGUÊS
EIXO: LEITURA
Objetivo Geral: Identificar a finalidade e funções da leitura.
Objetivo Específico: Identificar o gênero tirinha, a sua função e onde encontramos.
Desenvolvimento:
- Levar para a sala uma caixa com tampa, com tirinhas de diversos cartunistas.
- Na rodinha, passar de mão em mão a caixa e perguntar se eles sabem o que tem dentro.
- Fazer um suspense antes de abri-la.
- Ao descobrir que são tirinhas, perguntar aos alunos quais personagens de tirinhas eles conhecem.
- Deixar que cada aluno escolha uma tirinha e comente sobre qual personagem principal, qual é o assunto da tirinha, onde podemos encontrar tirinhas, qual a expressão do rosto do personagem de cada quadrinho, etc.
- Como eles já estão acostumados com as tirinhas da Turma da Mônica, a professora escolhe uma tirinha da caixa, comenta sobre todos os detalhes da mesma.
EXEMPLOS DE TIRINHAS:
 
Atividades:
 
Escolher uma tirinha apresentada e montar um texto coletivo. 
 
Entregar a metade de uma folha sulfite, no formato de paisagem e pedir que os alunos façam três quadrinhos. Pedir as crianças que desenham os balões, para inventar a sua própria tirinha de acordo com um tema escolhido pela turma.
 
Tempo: 2 aulas
 
Professora Laura Santos






 

2 comentários:

Edla Yara Priess disse...

Muito boa a sua sequência!
E seu blog está muito bem estruturado.
Edla

Laura Santos disse...

Sem a dedicação de vocês não teríamos a contribuição para tanto me sinto feliz e honrada de participar juntamente com todo o grupo de professores.