Gênero:
Tirinha
2ª
feira
PORTUGUÊS
EIXO:
LEITURA
Objetivo
Geral: Identificar
a finalidade e funções da leitura.
Objetivo
Específico: Identificar o gênero tirinha, a sua função e
onde encontramos.
Desenvolvimento:
-
Levar para a sala uma caixa com tampa, com tirinhas de diversos cartunistas.
- Na
rodinha, passar de mão em mão a caixa e perguntar se eles sabem o que tem
dentro.
-
Fazer um suspense antes de abri-la.
- Ao
descobrir que são tirinhas, perguntar aos alunos quais personagens de tirinhas
eles conhecem.
-
Deixar que cada aluno escolha uma tirinha e comente sobre qual personagem
principal, qual é o assunto da tirinha, onde podemos encontrar tirinhas, qual a
expressão do rosto do personagem de cada quadrinho, etc.
-
Como eles já estão acostumados com as tirinhas da Turma da Mônica, a professora
escolhe uma tirinha da caixa, comenta sobre todos os detalhes da mesma.
EXEMPLOS DE TIRINHAS:
Atividades:
Escolher uma tirinha apresentada e
montar um texto coletivo.
Entregar a metade de uma folha
sulfite, no formato de paisagem e pedir que os alunos façam três quadrinhos. Pedir
as crianças que desenham os balões, para inventar a sua própria tirinha de
acordo com um tema escolhido pela turma.
Tempo: 2 aulas
Professora Laura Santos
2 comentários:
Muito boa a sua sequência!
E seu blog está muito bem estruturado.
Edla
Sem a dedicação de vocês não teríamos a contribuição para tanto me sinto feliz e honrada de participar juntamente com todo o grupo de professores.
Postar um comentário