Na busca em
abranger qual a relação entre gestão e
liderança, compreende-se que liderança é a capacidade de influenciar,
motivar e envolver a fim de alcançar uma determinada tarefa, onde, no contexto
escolar essa habilidade far-se-á
através de mobilização e orientação dos membros da comunidade escolar de forma
múltipla e articulada.
Assim,
percebe-se que liderança e gestão são definições que se complementam, pois não
pode existir gestão sem liderança, como também, liderança é um processo que
está contido na gestão.
Administração na
distinção de determinados autores diz respeito ao enfoque na organização
humana, ou seja, em primeiro plano o organizar, o dirigir, e em segundo, o
mobilizar e o fazer. No contexto escolar, essas distinções podem transparecer
de forma dicotômica, enquanto de fato, deve caminhar entrelaçadas como afirma
Luck, enfatizando-se a competência de uma liderança mobilizadora, participativa
e conscientizada a dos membros da sociedade escolar, na busca pela qualidade na
formação dos alunos. Outra indicação da autora é a respeito da necessidade da
escola de se colocar como capaz de vivenciar liderança de qualidade não somente
no aspecto de direção, mas nos níveis e âmbitos de gestão, ou seja, focar em
uma equipe de liderança que atue em processos específicos para resultados
específicos no sentido de conquistar uma série alvos tais como: promoção e
manutenção do espírito de equipe; alargar os horizontes a respeito das
características e no desenvolvimento de potencialidades e oportunidades;
orientação em direção a pro atividade; motivar e alimentar expectativas
positivas em relação à educação; dinamização da comunicação na escola
(feedback), assim, desenvolvendo essas características cruciais e mantendo o
foco no trabalho a ser realizado será possível ampliar os horizontes em uma
gestão de qualidade na escola.
LUCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Petrópoles, RJ:
Vozes, 2008.
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