23 de março de 2013

DIFERENÇAS NAS GERAÇÕES!


Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.

Antigamente uma geração era definida a cada 25 anos, porém, nos dias de hoje, já não se espera mais um quarto de século para se instaurar uma nova classe genealógica, atualmente os especialistas apontam que uma nova geração surge a cada 10 anos.

A geração Baby Boomer

Surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação. Em relação à carreira pode se ter pontos positivos e negativos mais em sua parte os pontos são positivos se você tiver fazendo algo além do que tem que ser feito. Muitos dessa geração ocupam o cargo de diretoria e gerência nas empresas e escolas.

A Geração X

Enquanto a Geração Baby Boomer se apresenta como contemporânea ao nascimento da tecnologia a Geração X surge já fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Surgida em meados da década de 60 e estendendo-se até o final dos anos 1970, essa geração vivenciou no Brasil acontecimentos como as “Diretas Já” e o fim da ditadura.

No meio profissional a Geração X é caracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia. Estas formam a sucessora da Geração X: a Geração Y.

A Geração Y

Nasce então na década de 80 a Geração Y, que em pouco tempo de vida já presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. No ambiente tão inovador, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler os e-mails e outros, onde não atrapalham os seus afazeres profissionais. Apresenta um desejo constante por novas experiências, o que no trabalho resulta em querer uma ascensão rápida, que a promova de cargos em períodos relativamente curtos e de maneira contínua. A experiência conta muito na tomada de decisão a competência de cada um em função da demanda por execuções mais rápidas torna-se o fator primordial para a contratação, delegação de funções e promoções dentro de uma empresa.

A Geração Z

É contemporânea a uma realidade conectada à Internet, em que os valores familiares, como sentar se à mesa e conversar com os pais, não são tão expressivos quanto aos contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na Web. Formada pelos que ainda não saíram da escola e ainda não decidiram a profissão a ser exercida no futuro, também se destaca por sua excentricidade.

Nos dias de hoje e em meio a tanta diferença de valores, para as organizações a preferência se dá pela capacidade de cada profissional e não mais pelo tempo de trabalho o coletivo demanda respeito e tolerância, virtudes em escassez nos jovens dessa geração.

Portanto, a empresa ou escola do futuro se apresentará como aquela que será capaz de conciliar diferentes gerações em um mesmo ambiente de trabalho, extraindo o que cada profissional tem de melhor e equilibrando os potenciais individuais em função do bem estar coletivo. As instituições e empresas atuais necessitam de líderes capazes de trabalhar e facilitar resolução dos problemas em grupo, ajudando-os a identificar suas necessidades.

REFERÊNCIAS: http://fundamentosdotrabalho.blogspot.com.br/2012/02/geracoes-x-y-z.html acesso em: 22/03/2013

 

 

4 comentários:

Paula Palhares disse...

Será que vamos conseguir acompanhar todas essas gerações

Unknown disse...

Percebe-se que a geração é rápida!Temos que nos adaptar.

Edla Yara Priess disse...

Laura
Podemos perceber que as gerações podem viver na paz, basta querer!
Edla

Unknown disse...

Realmente podemos viver com tranquilidade é só ter equilíbrio emocional e psicológico no nosso dia a dia.