13 de março de 2013

É IMPORTANTE CHAMAR ATENÇÃO!


O atendimento de Educação de Jovens e Adultos vem alcançando resultados na grande atualidade, hoje são 3.286 jovens e adultos que tem a oportunidade de estar frequentando um dos vários programas desenvolvidos na Rede Municipal na cidade de Joinville. O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB, ou Lei nº 9394, de 20/12/1996). Parte superior do formulário
  
Por meio de visita a uma escola de ensino fundamental do município de Joinville, constatou-se que a grande maioria das pessoas que frequentam a EJA, não são as mulheres, devido a falta de recursos e comprometimento do estado. Um investimento sugerido por essas alunas de Pedagogia o ideal para a classe feminina seria que fossem criadas salas de acolhimento para seus filhos.  
Na constituição Federal no art. 208  a Educação de Jovens e Adultos tem a primeira referência à garantia de ensino público fundamental obrigatório, inclusive “para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria”. “Art. 208 - O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de”: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
Detalhe importante o de considerar que as situações e os perfis dos estudantes (mulheres) na educação de adultos como faixa etária, localização da escola, renda familiar a classe encontra dificuldades para ter acesso, enquanto o governo também teria uma responsabilidade no processo formativo dando a igualdade de direitos e de oportunidades ao direito à educação.
Priorizamos a importância da parceria família x escola e de suma importância aos governantes é dar permanência e acesso aos bancos escolares. Ter educação com qualidade e qualificação dentro da realidade da comunidade inserida é pensar em um olhar para educação no contexto do aluno, mas isso é pensado mesmo ou somente uma mera enganação?

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade”.                                                                                                                          Paulo Freire. 

Nenhum comentário: